Áudio do VAR em pênalti de Varela é divulgado e aumenta polêmica em Palmeiras x Flamengo
- 25/05/2025
Flamengo vence o Palmeiras, mas a arbitragem foi mais uma vez personagem
Em uma partida marcada por tensão e lances polêmicos, o Flamengo superou o Palmeiras por 2 a 0 na tarde deste domingo (25), no Maracanã, pela 10ª rodada do Brasileirão Betano.
Arrascaeta e Ayrton Lucas foram os responsáveis pelos gols que garantiram a vitória rubro-negra. O detalhe é que ambos os atletas balançaram as redes na reta final do clássico, ressaltando o quanto eletrizante foi a partida.
Líder isolado antes da rodada iniciar e invicto há sete jogos, o Verdão teve a oportunidade de sair na frente no primeiro tempo, mas Piquerez desperdiçou uma cobrança de pênalti, defendida pelo goleiro Rossi. Inclusive, o lance que originou a penalidade indignou a Nação Rubro-Negra, principalmente após a divulgação do áudio do VAR e a decisão final do árbitro Ramon Abatti Abel.
Áudio do VAR em pênalti de Varela é divulgado
O lance envolvendo o pênalti polêmico foi cometido pelo lateral-direito Varela, ainda no primeiro tempo. Ramon Abatti assinalou pênalti por um toque de mão do uruguaio dentro da área. No entanto, foi chamado pelo VAR, comandado por Wagner Reway, para revisar o lance e avaliar se o toque não teria ocorrido fora da área.
“Abatti, por ser um lance fino, poderia recomendar a revisão direta, mas acho melhor você dar uma olhada junto comigo para ficar claro. Revisão para falta fora, ok?“, iniciou Reway, ao chamar o árbitro para uma revisão mais precisa.

“Jogador está dentro, o pé dentro. Está tocando a linha, o pé está mais dentro da linha, o corpo todo em linha. Não tem outra imagem? O pé está dentro. A tendência é que o jogador esteja dentro da área e com o braço sobre a linha – responde Abatti após analisar o lance“, respondeu Abatti após revisar o lance.
Pênalti a favor do Flamengo também causou polêmica
No segundo tempo, foi a vez do Mengão ter um pênalti a seu favor. Arrascaeta caiu na área após um contato com Murilo. Inicialmente, Ramon Abatti mandou o jogo seguir, mas, após recomendação do VAR, voltou a analisar o lance no monitor. Após a confirmação da penalidade, o camisa 10 da Gávea abriu o placar, conduzindo o triunfo flamenguista.